Fala pessoal, tudo bem com vocês? No artigo de hoje vamos falar um pouco sobre os EPIs e a importância de utilizá-los.
Certamente você já viu nas embalagens das suas ferramentas a frase “utilize EPI para manusear este produto”, também já deve ter se perguntado o que é um epi, e como são classificados.
A sigla EPI significa Equipamento de Proteção Individual, que são materiais voltados para a segurança e proteção dos trabalhadores individualmente. De acordo com a NR6, toda empresa é obrigada a fornecer gratuitamente os EPIs aos funcionários. Existem também os EPCs que são os Equipamentos de Proteção Coletiva, mas isso é assunto para outro post.
Os equipamentos de proteção individuais, são obrigatórios e importantíssimos para garantir a segurança das operações de toda e qualquer empresa, independente do seu ramo, mas não só para as empresas, é ideal a utilização desses equipamentos em toda manutenção ou reparo que você faça na sua casa, por exemplo.
Todo EPI para ser comercializado deve conter o Certificado de Aprovação – CA, este documento certifica que o equipamento que você está utilizando ou oferecendo ao seu colaborador é de qualidade e irá protegê-lo, é importante verificar se o CA do produto comercializado está dentro do prazo de validade garantindo sua qualidade e segurança.
Agora que você já sabe o que é um EPI, vou te mostrar quais são e como escolher um.A escolha depende do trabalho que está sendo desenvolvido e da necessidade de proteção, para empresas e indústrias existem algumas regulamentações que vão descrever a necessidade da utilização desses equipamentos pelos colaboradores.
Caso você vá fazer uma manutenção ou reparo na sua casa você pode verificar na embalagem e manual das ferramentas quais EPIs são indicados para utilização durante o manuseio, como na imagem abaixo, onde a embalagem mostra a necessidade do uso de óculos, protetor auricular e máscara para maior segurança. Você irá encontrar diversos tipos de EPIs, seguindo essa dica, será mais fácil de verificar qual EPI é necessário para sua aplicação.

Também é importante que você faça uma verificação de riscos, a fim de identificar quais EPIs utilizar para se proteger contra acidentes, agora vai mais uma dica, vou te mostrar quais tipos de EPIs existem:
Proteção da cabeça: Capacetes.
Proteção auditiva: Tampões e Protetores auriculares; Abafadores auditivos.
Proteção respiratória: Máscaras: aparelhos filtrantes contra aerossóis e gases por exemplo; Respiradores Faciais; Respiradores Semifaciais; Respiradores Descartáveis dobráveis; Respiradores Semi-descartáveis;
Proteção ocular e facial: Viseiras, óculos e máscaras.
Proteção de mãos e braços: Luvas, braçadeiras e mangotes.
Proteção de pés e pernas: Sapatos, Botas, Coturnos, Tênis.
Proteção contra quedas: Cinto de Segurança; Sistema anti-quedas; Arnês.
Proteção do tronco: Aventais; Coletes.
Eai, já sabe qual EPI você precisa? Espero que esse post tenha te mostrado a importância de utilizá-los e esclarecido suas dúvidas sobre os Equipamentos de Proteção Individuais. Na Nikkeypar você encontra diversos tipos de EPIs para garantir mais segurança.